Notícias de Criciúma e Região

Nova Veneza: conheça cinco destinos para visitar no fim de semana

Colonizada por italianos, a cidade encanta com suas tradições e gastronomia

Colonizada por italianos, Nova Veneza é um pedacinho da Itália em terras catarinenses. A cidade encanta os visitantes com suas tradições, gastronomia e é um ótimo destino para curtir o fim de semana.

Romântica e cheia de charme, Nova Veneza reúne passeios culturais, histórias e lindas atrações. Um dos lugares mais procurados pelos turistas é a gôndola, que fica no Centro do município. O Portal Litoral Sul visitou o município e preparou cinco pontos turísticos para visitação, confira abaixo:

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Gôndola Lucille

A Gôndola Lucille foi um presente do Governo Vêneto em 2006 para aproximar Nova Veneza, no Brasil, entre Veneza, na Itália.

A Gôndola é um dos lugares mais procurados pelos visitantes. Localizada na praça Humberto Bortoluzzi, no Centro de Nova Veneza, o local é aberto ao público diariamente. Os visitantes ainda podem entrar na embarcação para fotografar.

Durante o horário de funcionamento, um gondoleiro, vestido a caráter, recebe as pessoas que visitam o local.

Gondoleiro há 14 anos, Samuel Comin, de 33 anos, conta que trabalhar na gondola é um privilégio. “Cuido desse lugar como se fosse minha casa. Trabalhar aqui é muito bom. Além de tudo, ainda faço bastante amizades, conheço pessoas de outros lugares”, conta o gondoleiro.

Praça Humberto Bortoluzzi e Rua Coberta 

Localizada ao lado da Gôndola, no Centro de Nova Veneza, a praça é acolhedora e cheia de beleza, cores e cultura. Com um espaço feito especialmente para jogar mora (típico jogo da cultura italiana) e também para aproveitar os restaurantes que têm no entorno.

Na Praça fica localizada a Roda D’água, ao lado da Gôndola, que foi construída para comemorar o centenário da colonização. Nela há uma placa com os sobrenomes das famílias imigrantes que colonizaram a cidade.

Na praça também fica localizada a Rua Coberta. A obra resgata elementos presentes na arquitetura italiana e especialmente na cidade de Veneza na Itália, com lambrequins nos beirais, rosáceas com vidro colorido, arabescos e luminárias no estilo de arandelas.

Ponte dei Morosi

A Ponte Dei Morosi é uma passarela, que no dialeto vêneto significa Ponte dos Namorados. Um lugar romântico que faz uma alusão à primeira ponte de madeira construída em 1936. Hoje, com uma estrutura moderna e charmosa. A romântica ponte foi ponto de encontro de várias gerações, testemunhado pelos jovens da época.

A Ponte fica localizada na Rua Conego Miguel Giacca, no Centro do município. Além de ponto de fotos para vários casais, hoje quem visita Nova Veneza pode pendurar cadeados na ponte como símbolo de amor eterno.

Casas de Pedra

As Casas de Pedra de Nova Veneza também destacam a história do município. Consideradas monumentos raros da tradição italiana, as construções foram tombadas como Patrimônio Arquitetônico da cidade. O grande destaque desse atrativo está nos detalhes de cada casa, que mantém cenários fiéis da época. Para visitar o local, é preciso pagar uma taxa de R$5.

Vinícola Borgo Gava

A Vinícola Borgo é mais um destino que mantém a cultura veneziana, mas também traz muitos sabores ao nosso roteiro. Localizado a 7 km do Centro, o atrativo é um grande polo de produção de vinhos, licores e outros produtos tipicamente artesanais.

A família Gava sempre teve a cultura de fazer o vinho para a familiares. Tudo iniciou em um galpão de madeira pequeno, após um amigo encomendar uma quantidade grande de vinho para dar aos clientes. Em 2001 o trabalho começou a crescer e então Onévio Colombo, de 61 anos, começou a construir um castelo de pedra, onde hoje funciona a Vinícola.

“Quando iniciamos aqui não tinha quase nada de atrativo em Nova Veneza. Depois que chegou a Gôndola e a construção da Barragem do Rio São Bento. A gente não pensava em turismo na época, mas acabou crescendo e virou atração”, explica Elias Gava, filho do proprietário da Vinícola.

Hoje o local está sendo ampliado, com a construção de um novo castelo, ao lado do que já existe. Na Vinícola é possível fazer degustação, e, além disso, realizar ótimas compras. A visitação é gratuita e pode ser feita todos os dias das 9 horas às 18 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Você também pode gostar