EUA testam “cães robôs” para patrulhar fronteira
Informação foi confirmada Departamento de Segurança Interna dos EUA
Um robô inspirado no melhor amigo do homem está sendo testado pelo governo dos Estados Unidos para patrulhar a fronteira com o México. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, dia 4.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“Não se surpreenda se no futuro virmos o robô ‘Fido’ em campo, caminhando lado a lado com o pessoal da Patrulha de Fronteira”, disse o Departamento de Segurança Interna dos EUA em um post no blog esta semana.
De acordo com a Diretoria de Ciência e Tecnologia, parte da ideia é reduzir o risco para os humanos que trabalham em um ambiente hostil, incluindo terrenos acidentados e temperaturas extremas.
“A fronteira sul pode ser inóspita para homens e animais, e é exatamente por isso que uma máquina pode se destacar lá”, disse Brenda Long, gerente do programa de C&T, no post.
Uma parceria de mais de dois anos com a Ghost Robotics, desenvolvedora de Automated Ground Surveillance Vehicles (AGSVs), levou ao desenvolvimento de um robô de 45 quilos capaz de navegar por degraus, escadas, colinas íngremes e terreno acidentado.
Como parte do teste da Homeland Security, os robôs foram treinados em uma instalação em Lorton, Virgínia, onde foram equipados com câmeras, sensores e rádios para transmitir imagens e outros dados de volta a seus operadores humanos. A capacidade de movimentação das máquinas em asfalto, grama e morros também foi avaliada.
Os robôs movidos a bateria foram então transferidos para El Paso, Texas, onde foram testados em cenários mais realistas, incluindo serviço de sentinela simulado em uma área desértica.
A ideia de usar robôs para patrulhas não é nova. Um empreiteiro de defesa israelense em setembro revelou um robô armado controlado remotamente que, segundo ele, poderia patrulhar zonas de batalha e abrir fogo.
Veja abaixo o vídeo do robô:
Fonte: CBS News