Surfista de Jaguaruna pega onda gigante de 20 metros; Veja vídeo
Thiago Jacaré quebrou seu recorde pessoal em Nazaré, cidade de Portugal que é conhecida pelas suas ondas gigantes
Já pensou surfar uma onda equivalente a um prédio de sete andares? Esse foi o feito que o surfista de Jaguaruna, Thiago Jacaré, de 37 anos, conseguiu realizar em janeiro deste ano. O catarinense atingiu a marca em Nazaré, cidade que pertence a Portugal e é conhecida pelas suas ondas gigantes de tamanho com recordes mundiais.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Em entrevista ao Portal Litoral Sul, Jacaré destacou que esta é a sexta temporada em que ele vai a Portugal para encarar as maiores ondas do mundo. “Peguei Nazaré desde o início quando ainda não era conhecida. Agora virou a capital do turismo em Portugal”.
Nos vinte anos em que surfou ondas gigantes, a maior foi em janeiro de 2022. O catarinense enfrentou uma “parede de água” de 20,57 metros. A medição foi feita pelo especialista e oceanógrafo Douglas Nemes. “Minha maior onda era de 17 metros, que eu tinha surfado em 2016. Agora essa superou o meu recorde pessoal”, ressaltou.
Preparação para as “big waves”
O surfe de ondas grandes requer horas de treinamentos dos surfistas experientes. Jacaré explica que não é somente o preparo físico que importa. “Temos um treinamento específico que conta com apneia, natação, corrida, bike e o próprio surfe. Outra coisa que é fundamental é treinar o psicológico”.
Incidente quase tirou a vida do atleta
No dia 14 de dezembro de 2018, Jacaré estava em Nazaré para surfar as ondas gigantes. Em uma delas, o surfista caiu e precisou ser resgatado. “Eu acabei caindo no meio de uma onda de 18 metros. Depois dela veio uma sequência de quatro ondas de 20 metros. Eu quase morri afogado, mas o meu psicológico e o condicionamento físico foram fundamentais para me manter tranquilo. Fui resgatado quase em cima das pedras e eu acredito que se mais uma onda me atingisse eu não teria sobrevivido”, salientou.
Repercussão e prêmio
O feito realizado rendeu ao morador de Jaguaruna a participação no prêmio da World Surf League (WSL) XXL Biggest Wave Surfer, que premia as maiores ondas surfadas da temporada no mundo. “Fiquei bastante surpreendido com a repercussão na Europa e no Brasil. Meu foco agora é treinar bastante para ano que vem voltar e surfar ondas ainda maiores”, destacou Jacaré.
Veja abaixo a onda surfada pelo Jacaré filmado por Diego Balestro:
Laje da Jagua: a capital da maior onda do Brasil
A Nazaré brasileira tem nome: Laje da Jaguaruna. O local já é conhecido nacionalmente pelas suas grandes ondas e atrai muitos surfistas. Existe um processo de homologação em andamento na instância federal para reconhecer Jaguaruna como a capital nacional da maior onda do Brasil. O especialista e oceanógrafo Douglas Nemes também é o responsável de fazer a comprovação técnica.