Notícias de Criciúma e Região

Unidade de Saúde é fechada e 130 profissionais afastados em Criciúma

Com mais de 130 profissionais da Saúde afastados por Covid-19, uma Unidade Básica de Saúde teve que ser fechada nesta quarta-feira, dia 19 em Criciúma; veja orientações

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Augusta foi fechada por sete dias nesta quarta-feira, dia 19, em Criciúma. Já que os profissionais que trabalham no local foram afastados por terem contraído Covid-19.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Tivemos que fechar por falta de profissionais, não tem para contratar e não tem como contratar por uma semana. Então eles se afastam por sete dias e o Santa Augusta fecha hoje e só abre daqui a sete dias”, destaca o Secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

A falta de profissionais é um grande problema que a Prefeitura de Criciúma está enfrentando nesta nova onda da Covid-19. Algo que gera preocupação.

“As pessoas tem que entender que o profissional da saúde é um ser humano também, que está na linha de frente e pode se contaminar. Estamos enfrentando um problema com mais de 130 profissionais afastados. Hoje tivemos que fechar uma unidade por falta de profissionais, então pedimos paciência à população”, ressalta a gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Eliane Salib.

 

Novas Unidades de Saúde podem ser fechadas

Devido ao alto número de profissionais afastados e o índice de contaminação, o secretário não descarta o possível fechamento de outras Unidades de Sáude em Criciúma.

“É possível que tenhamos que fechar outras unidades, também, em razão de não ter profissionais”, projeto Acélio.

Orientação para a população

A orientação para as pessoas é que procurem o atendimento nas Unidades de Saúde, quando for necessário. E que se busque fazer o teste de Covid-19, apenas se apresentar sintomas.

“Que a população procure manter a calma. Não há motivo para desespero. É uma doença leve, não causa problemas mais graves. A pessoa deve se hidratar e verificar, se possível, a saturação, a pressão e observar os sinais. Temos agora o Telecovid que pode passar todas as orientações e auxiliar”, explica o secretário.

Segundo o secretário, primeiro as pessoas devem buscar orientações através do Telecovid, antes de se dirigir até a Unidade de Sáude. O serviço foi reativado nesta semana e pode ser contactado pelo telefone e whatsapp- (48) 99154-6453.

“Que as pessoas não procurem desesperadamente as Unidades. Primeiro porque nós estamos com problemas de pessoal, segundo porque não tem necessidade de procurar o teste por procurar. ‘Ah! Eu tive contato’, se for fazer o teste vai dar um falso negativo. Então o momento é de muita calma e tranquilidade”, diz Acélio.

Leia Também:

Falta de médicos faz Criciúma mudar estratégia de atendimentos COVID

Você também pode gostar