Notícias de Criciúma e Região

Alarmante: Casos de Covid-19 aumentam 13.800% em Imbituba

Com 45 mil habitantes, Imbituba registra mais casos ativos de Covid-19 do que Criciúma; Ginásio de Esportes foi transformado em Centro de Triagem

A explosão de casos de Covid-19 em Imbituba chama a atenção na região Sul catarinense. Com 1.254 casos ativos, a cidade de cerca de 45 mil habitantes possui 252 casos a mais que Criciúma, que tem cerca de 220 mil habitantes. Em duas semanas, houve um aumento de 13.800% nos casos da doença na cidade litorânea.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Isso ocorre, também, porque em determinados momentos é possível até que nossa população fique maior que Criciúma, porque nessa época as pessoas saem de Criciúma e vem para Imbituba. Então o aumento de população é bem visível nesse período e com certeza isso facilita o contágio”, destaca o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

De acordo com ele, no período de verão a população da cidade litorânea dobra e chega a cerca de 100 mil pessoas. Esse aumento populacional, aliado a presença da variante Ômicron do coronavírus, as festas de final de ano e a diminuição dos cuidados são os fatores que juntos podem ter gerado essa explosão de casos.

“Já estamos algo em torno de 95% da população que tomou pelo menos uma dose e em torno de 80% das pessoas vacinadas já com a segunda dose, pelo menos. Índice de vacinação muito bom, o que nos ajuda nesse momento porque não temos tido agravamento”, explica o prefeito.

 

Ginásio é transformado em Centro de Triagem

 

Em duas semanas, ocorreu um aumento de 13.800% no número de casos da Covid-19 na Capital Nacional da Baleia Franca. Na antevéspera de Natal, dia 23 de dezembro, o número de casos era de 9, já nesta terça-feira, dia 11, o número passou para 1.254. Fato que motivou a transformação do Ginásio de Esportes Olivar Francisco em Centro de Triagem.

“Abrimos no Ginásio de Esportes como Centro de Triagem para todos os pacientes com síndromes gripais. Foram mais de 500 atendimentos no dia de ontem (terça-feira, dia 11). Os médicos estão ali, vários médicos, enfermeiros, agende de saúde. Estamos fazendo uma força-tarefa, um mutirão para atender todas essas pessoas”, afirma Rosenvaldo.

Dos testes realizados no Centro, 60 a 70% positivaram para Covid-19. O atendimento no Ginásio, localizado no Centro da cidade, ocorre das 8h às 17h.

Ao todo estão disponíveis para os casos de infecção por coronavírus, 14 médicos, 14 enfermeiras, cerca de 50 técnicos de enfermagem, 70 agentes comunitários e, aproximadamente, 30 fiscais Covid-19.

Já a vacinação voltou a ser centralizada na Policlínica Central de Imbituba.

“Estamos reforçando a vacinação. Além, também, de reforçarmos o atendimento no Hospital São Camilo com dois médicos diariamente para atender uma demanda maior e continuamos reforçando para a população para o uso de máscara e cuidados que temos que ter sempre”, reforça o prefeito.

Você também pode gostar