Com alta no atendimento, 24h do Boa Vista prepara força-tarefa
Após o Natal, o número de atendimentos no 24h da Boa Vista praticamente dobrou, principalmente de pessoas com sintomas de doenças respiratórias
Após o número de atendimentos praticamente dobrar, o 24h da Boa Vista prepara uma força-tarefa para esta quinta-feira, dia 6, feriado de aniversário de 142 anos de Criciúma. Serão disponibilizados quatro médicos para atendimento e quatro enfermeiros para realizarem a testagem para Covid-19 na unidade das 7h às 19h.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“Com o feriado esperamos um grande volume de atendimentos e preparamos uma força-tarefa para atender a todos. Ninguém irá ficar sem atendimento”, destaca o gerente do 24h do Boa Vista, Frederico José Godinho.
Do dia 1º deste ano até esta quarta-feira, dia 5, às 7h foram atendidas 1.087 pessoas no 24h da Boa Vista. Um número bem maior do que a unidade geralmente atende. Desses atendimentos, 60% são de pessoas com sintomas de doenças respiratórias.
“Começamos a sentir esse aumento depois do Natal. No dia 25 de dezembro atentemos 130 pessoas, já no dia 27 de dezembro esse número chegou a 300 pessoas em 24h e desde então tem ficado na média de 280, 230 atendimentos. Do dia 27 à 31 de dezembro atendemos 1.228 pessoas”, afirma o gerente.
Segundo ele, as pessoas atendidas passam pelo médico e a recomendação é fazer o exame após o terceiro dia dos sintomas. “A pessoa vai no médico, ele dá a orientação para fazer o antígeno (exame da Covid-19) após três dias dos sintomas. Se estiver no prazo a pessoa já faz o exame e caso dê positivo ela já volta no médico e sai com os medicamentos e fica em isolamento”, explica o gerente.
Demora no atendimento na UPA24h da Próspera
O morador do bairro São Simão, Ricardo Menezes, de 31 anos era um dos muitos que esperavam atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24H da Próspera na manhã desta quarta-feira, dia 5. Com sintomas de gripe e tosse, ele procurou a unidade para o atendimento por volta das 9h30.
“Cheguei faz 15 minutos, já passei pela triagem. Mas acredito que vou ficar aqui até no mínimo meio dia”, projetou.
A alta nos atendimentos da UPA24h fez com que o Instituto Maria Schmitt (Imas), que realiza a gestão da unidade, emitisse uma nota. No documento o Instituto pede a compreensão da comunidade quando for procurar atendimento médico no local e que as pessoas procurem a UPA apenas para casos de urgência.