Notícias de Criciúma e Região

Com alta no atendimento, 24h do Boa Vista prepara força-tarefa

Após o Natal, o número de atendimentos no 24h da Boa Vista praticamente dobrou, principalmente de pessoas com sintomas de doenças respiratórias

Após o número de atendimentos praticamente dobrar, o 24h da Boa Vista prepara uma força-tarefa para esta quinta-feira, dia 6, feriado de aniversário de 142 anos de Criciúma. Serão disponibilizados quatro médicos para atendimento e quatro enfermeiros para realizarem a testagem para Covid-19 na unidade das 7h às 19h.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Com o feriado esperamos um grande volume de atendimentos e preparamos uma força-tarefa para atender a todos. Ninguém irá ficar sem atendimento”, destaca o gerente do 24h do Boa Vista, Frederico José Godinho.

Do dia 1º deste ano até esta quarta-feira, dia 5, às 7h foram atendidas 1.087 pessoas no 24h da Boa Vista. Um número bem maior do que a unidade geralmente atende. Desses atendimentos, 60% são de pessoas com sintomas de doenças respiratórias.

“Começamos a sentir esse aumento depois do Natal. No dia 25 de dezembro atentemos 130 pessoas, já no dia 27 de dezembro esse número chegou a 300 pessoas em 24h e desde então tem ficado na média de 280, 230 atendimentos. Do dia 27 à 31 de dezembro atendemos 1.228 pessoas”, afirma o gerente.

Segundo ele, as pessoas atendidas passam pelo médico e a recomendação é fazer o exame após o terceiro dia dos sintomas. “A pessoa vai no médico, ele dá a orientação para fazer o antígeno (exame da Covid-19) após três dias dos sintomas. Se estiver no prazo a pessoa já faz o exame e caso dê positivo ela já volta no médico e sai com os medicamentos e fica em isolamento”, explica o gerente.

Demora no atendimento na UPA24h da Próspera

 

O morador do bairro São Simão, Ricardo Menezes, de 31 anos era um dos muitos que esperavam atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24H da Próspera na manhã desta quarta-feira, dia 5. Com sintomas de gripe e tosse, ele procurou a unidade para o atendimento por volta das 9h30.

“Cheguei faz 15 minutos, já passei pela triagem. Mas acredito que vou ficar aqui até no mínimo meio dia”, projetou.

UPA24h da Próspera registra demora no atendimento – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

A alta nos atendimentos da UPA24h fez com que o Instituto Maria Schmitt (Imas), que realiza a gestão da unidade, emitisse uma nota. No documento o Instituto pede a compreensão da comunidade quando for procurar atendimento médico no local e que as pessoas procurem a UPA apenas para casos de urgência.

Você também pode gostar