Criciúma completa 142 anos; veja algumas imagens do passado
O Portal Litoral Sul postou fotos do município cedidas pelo Arquivo Histórico Municipal Pedro Milanez
Nesta quinta-feira, 6, Criciúma comemora 142 anos de fundação, em homenagem ao aniversário da cidade, o Portal Litoral Sul listou em imagens o passado do município para que você recorde um pouco mais sobre a sua história. As fotos são do Arquivo Histórico Municipal Pedro Milanez. Acompanhe:
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Conforme o historiador Archimedes Naspolini Filho em seu livro, História de Criciúma, tem -se como oficial 6 de janeiro de 1880 como a data do início da colonização de Criciúma. Há uma corrente que afirma que os italianos chegaram por aqui no final do ano de 1879. Seis de Janeiro, por ser a data dos Reis Magos e a do aniversário do Cel. Pedro Benedet, um dos imigrantes, foi convencionada como a da chegada dos italianos.
Integrantes de 22 troncos familiares, todos provenientes do Norte da Itália – Vêneto – foram os desbravadores deste município, a saber: Barbieri, Benedet, Billezimo, Casagrande, Dario, Darós, De Lucca, Martinello, Meller, Millanese, Milioli, Netto, Ortolan, Pavan, Piazza, Pierini, Pizzetti, Scotti, Sonego, Tomé, Venzon e Zanette num total de 141 pessoas.
Plantaram a semente, regaram a planta dessa semente nascida. Deram-lhe o nome de Cresciúma, nome da vegetação gramínea que abundava suas terras centrais. O topônimo foi mudado para Criciúma por uma iniciativa unilateral do agente da Estrada de Ferro que, não tendo interpretado o texto de um decreto do Presidente Getúlio Vargas, fez a troca para diferenciar de uma outra estação da malha ferroviária brasileira.
Emancipação
Criciúma foi território e distrito do município de Araranguá, do qual se desmembrou em 1925. Sua instalação se deu dia 1º de janeiro de 1926 com as posses de Marcos Rovaris, Superintendente; Francisco Meller e José Gaidzinski, suplentes do Superintendente; Pedro Benedet, Fábio Silva, Gabriel Arns, Olivério Nuernberg e Henrique Dal Sasso, Conselheiros. A Comarca de Criciúma foi criada em 1944. Hoje é uma comarca de entrância, com 12 varas e uma Unidade Judiciária de Cooperação. Do seu território foram desmembrados os Municípios de Nova Veneza, Içara e Forquilhinha.
A partir dos anos 70, o carvão foi dando lugar, a uma gama enorme de iniciativas industriais que transformaram a face de Criciúma. Grupos empresariais foram constituídos e o carvão, já no final dos anos 90, deixou de ser explorado em todo o território municipal. Hoje Criciúma desponta como um centro tecnológico, cerâmico, plástico e de confecções. A indústria da construção civil está em plena ascensão e a metragem quadrada construída a cada ano é uma das mais altas de todo o Estado catarinense.