Notícias de Criciúma e Região

Hospital Regional de Araranguá e Pronto Atendimento lotados

 Principal reclamação dos paciente são de sintomas que se assemelham a gripe e Covid-19

Araranguá está cheia devido à temporada, são turistas e veranistas da região, como também de outros estados, como o Rio Grande do Sul. Contudo o aumento na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (Upa), localizada no bairro Cidade Alta, também se encontra assim, cheia. Conforme a coordenadora do local, Helen Lazzaretti, a demanda aumentou neste final de ano. “Antes atendíamos em média 150 pessoas/dia, agora passou para em torno de 320/dia”, revela.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

São dois médicos no atendimento 24 horas e para suprir a demanda, há um outro profissional para reforço. “Pedimos à população que procure atendimento na UPA somente em casos de urgência e emergência. Os moradores podem se dirigir até as unidades de saúde que no total são 15 (veja a lista), para os atendimentos não emergenciais e consultas médicas. Todas funcionam no horário das 7h30 às 13h30”, informa Helen.  “Não estamos dizendo que não atenderemos quem for até a Upa, mas em algumas situações os moradores daqui, podem estar se direcionando para as suas Unidades de Saúde abrindo vagas para os turistas que não tem para onde ir”, explica.

Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde de Araranguá, com telefone e endereço:
UBS Hercílio Luz: rua Jorge Lacerda (Próximo do Distrito) – 3526.3051;
UBS Morro dos Conventos: Estrada Geral (Próximo ao Posto de Gasolina) – 3524.7171;
UBS Jardim das Avenidas: rua Flor de Maio (Ao lado do Colégio Municipal) – 3903.1917;
UBS Coloninha I e II: rua Ivo Almeida Machado (Em frente a Escola) 3903.1919;
UBS Urussanguinha: rua Guilherme Kretschmann, nº 193. (Em frente a igreja católica) – 3903.1916;
UBS Vila São José: rua Antônio Raupp, nº 197. (Próximo da Escola Clóvis Goulart) – 3903.1915;
UBS Divinéia e Alto Feliz: Rodovia Governador Jorge Lacerda (Próximo ao Corpo de Bombeiros) – 3903.1910;
UBS Cidade Alta: rua Giácomo Mazzuco ( Ao lado da Igreja Sagrada Família) – 3903.1912;
UBS Mato Alto: rua Dorvalina Brocca Pasquali (Esquina com a Av. XV de Novembro) – 3903.1920;
UBS Lagoão: rua Dorvalina Brocca Pasquali (Esquina com a Av. XV de Novembro) – 3903.1920;
UBS Jardim Cibele: rua Joaquim C. Medeiros (Próximo ao Colégio Jardim Cibele) – 3903.1913;
UBS Polícia Rodoviária: rua Lourival Oliveira Martins (Próximo da creche) – 3903.1914;
UBS Sanga da Areia: rua Manoel Patrício Cândido Teixeira (rua da Igreja Católica e uma rua antes da única farmácia do bairro) – 3524.0067;
UBS Sanga da Toca: Estrada Geral (Próximo da Escola) – 3524.9013;
Secretaria Municipal de Saúde e Unidade Central Bom Pastor: rua Coronel Apolinário Pereira, n° 254, Centro – 3521.1500;
Centro de Assistência Psicossocial – CAPS: rua Silvério Júnior (Anexo ao Bom Pastor), Centro – 3903.1905;
Ambulatório de Saúde Mental e Dependência Química: Av. Padre Luiz Dias,n° 408, Centro – 3524.0190;
UPA: Av. XV de Novembro (Em frente ao IFSC), Mato Alto – 3903.1922.

 

Fila de espera

Ontem, 03, muitas pessoas aguardavam atendimento, a espera chegou a passar de três horas. Conforme Helen, em sua maioria de pacientes com quadros respiratórios, de gripe, ou seja, tosse, dor de garganta, relato de febre, dor de cabeça e sintomas de Covid-19. “Ontem pela manhã foram 14 positivados com sintomas leves, nada que leve a internação. Mas o problema é que muita gente não está se cuidando e usando máscara”, lamenta.

A atendente de caixa Karina da Silva foi acompanhar a filha Maria Eduarda, 20 anos, na Upa, após positivar para a Covid-19. “Ela fez o teste hoje e deu positivo e está com falta de ar. Acredito que o sintoma esteja leve por ela ter tomado a vacina”, disse a mãe. Mas completa. “Viemos pra cá e faz mais de uma hora que estamos no aguardo. Pelo andamento acho que vamos ficar mais uma hora”.

Moradora de Araranguá, Jaqueline da Rosa, 23 anos, conta que esperou cinco horas para ser chamada, mas não desistiu. “Cheguei com sintomas de febre e dor de garganta, recebi a medicação e espero melhorar. Em 48 horas caso não melhore, vou fazer o teste da Covid”, disse ela que também tomou a vacina.

Alta demanda também no Regional

Conforme a coordenadora da Upa, se o caso for grave e o paciente precisar de atendimento hospitalar a referência é o Regional Deputado Afonso Guizzo (HRA) em Araranguá, caso for paciente cardíaco, o encaminhamento é para o São José em Criciúma.

Em entrevista ao Portal Litoral Sul, o diretor técnico do Hospital Regional de Araranguá, Ricardo Souza Matias, informou que a fila de espera no Pronto-Socorro (PS) está em torno de três horas. “Com a superlotação de pessoas acaba aumentando também a demanda do hospital”, disse ele e informou que a maioria são  problemas respiratórios, gastrointestinal e um aumento de casos de Covid-19.

“Esse aumento ainda não refletiu em uma UTI lotada, neste momento (ontem), estamos com um paciente na UTI Covid. Os números haviam diminuído, mas agora a grande maioria dos exames tem testado positivo. Um médico do PS informou que 80% dos exames que ele solicita aos pacientes o resultado é positivo para a Covid”, destacou.

O médico orienta para que a população tome a vacina e pegue sol, para manter o nível médio de vitamina D

 Teste Rápido para Covid-19

A Secretaria de Saúde de Araranguá está desenvolvendo a Operação Verão Mais Seguro, com a ampliação do Teste Rápido de Antígeno (TR-AG) para Covid-19, que fornece o resultado em 15 minutos e devem ser aplicados para o diagnóstico da Covid-19 em pessoas com e sem sintomas. No caso do resultado ser positivo, a pessoa é orientada a fazer o isolamento social. Em Araranguá, a testagem será feita na Upa 24h, todos os dias, das 7h às 19h, a partir deste mês.

Você também pode gostar