Cooperativismo de crédito completa 119 anos no Brasil
Em Santa Catarina, mais de três milhões de pessoas são associadas a alguma das 251 cooperativas que existem no estado
O cooperativismo de crédito brasileiro comemora nesta terça-feira, dia 28, 119 anos de história. Instituída pela Lei 12.620/12, a data ressalta a importância do cooperativismo de crédito para o país e foi escolhida no mesmo dia da fundação da primeira cooperativa de crédito do Brasil, a Pioneira RS, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, em 1902.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
Segundo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) há 800 cooperativas de crédito, 7000 agências com aproximadamente 12 milhões de associados. O presidente do Sicredi Sul, Aloisio Westrup, ressalta que o cooperativismo cresce cada vez mais no país e na região. “Crescemos muito nos últimos anos mesmo a implantação ser recente aqui em Santa Catarina. Hoje atendemos todos os setores e pretendemos estar nos 45 municípios da Região Sul”, destacou.
Dados de 2020 fornecidos pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), apontam mais de três milhões de catarinenses associados a alguma das 251 cooperativas que existem no estado.