Notícias de Criciúma e Região

1.591 presos de SC terão saída temporária

609 já foram liberados e outros 982 deverão deixar as unidades prisionais nos próximos dias, sempre em períodos diferentes

Por decisão judicial, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) informou que 1.591 internos do sistema prisional catarinense obtiveram o benefício da saída temporária de final de ano. A saída será entre os dias 17/12 e 30/12. Deste total, 609 já foram liberados e outros 982 deverão deixar as unidades prisionais nos próximos dias, sempre em períodos diferentes.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

De acordo com o Juiz da Vara de Execuções penais da Comarca de Joinville, João Marcos Buch, não se trata de um indulto, onde há perdão total do crime. “No atual governo, desde 2019 não é mais realizado esse tipo de prática. Esse é um direito para alguns detentos específicos”.

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execução Penal (Art.123) concedido exclusivamente para os internos do regime semiaberto, com bom comportamento, que já tenham cumprido pelo menos 1/6 da pena, entre outros requisitos analisados pelos juízes da Execução Penal das comarcas.

Presídio Santa Augusta

De acordo com o gerente da Unidade Prisional, Rodrigo Ferreira, no presídio Santa Augusta em Criciúma, 28 detentos serão liberados na próxima quinta-feira, dia 23, para passar o natal em casa com a família e dois serão liberados no dia 30 para o ano novo.

Veja a explicação completa do Juiz Buch sobre a saída temporária:

No dia 07/01, após as 17h, a SAP divulgará o balanço do retorno da saída temporária bem como o índice de evasão.

 

Você também pode gostar