Notícias de Criciúma e Região

Tornado atinge EUA e deixa ao menos 50 mortos

Fenômeno atingiu o sudoeste de Kentuckyentre a noite dessa sexta-feira, dia 10, e madrugada deste sábado, dia 11

Um tornado atingiu o sudoeste de Kentucky, nos Estados Unidos, e deixou pelo menos 50 mortos entre a noite dessa sexta-feira, dia 10, e madrugada deste sábado, dia 11, segundo o governador Andy Beshear. “Sabemos que provavelmente teremos mais de 50 mortes, ou algo próximo a isso, devido a este evento”, disse Beshear. A maior parte da destruição se concentrou no condado de Graves, disse ele, incluindo a cidade de Mayfield. 

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O tornado foi o único entre diversos tornados que se formaram na madrugada de sábado, quando uma linha de fortes tempestades atingiu a região central dos Estados Unidos.

O governador disse que “dois reboques de trator cheios de água” estão indo para Mayfield para garantir que as pessoas tenham água potável. Beshear declarou estado de emergência durante a noite de sexta-feira, destacando a Guarda Nacional.

Os edifícios atingidos incluem o Tribunal do Condado de Graves e a prisão adjacente.

Foto: CNN Weather/Divulgação

Dois mortos em Arkansas, dizem as autoridades

Pelo menos 24 tornados foram registrados em cinco estados — Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri e Tennessee — de acordo com o NOAA Storm Prediction Center, com autoridades em Arkansas dizendo que pelo menos duas pessoas morreram.

O potencial para um clima mais severo continua durante o fim de semana à medida que o sistema se move para o leste, estendendo-se do norte da Louisiana ao sul de Ohio no início do sábado. Tornados na região são esperados até às 6 horas, horário do leste dos EUA.

Um alerta de tornado foi emitido para a área metropolitana de Nashville por volta das 3 da manhã, horário local, pois “um tornado grande e extremamente perigoso foi localizado perto de Pegram, ou 7 milhas (cerca de 11 km) ao sul de Ashland City, movendo-se para o leste a 80 km/h”, de acordo com o National Weather.

Pelo menos uma pessoa foi morta em Monette, no nordeste do Arkansas, depois que um tornado danificou uma casa de saúde na sexta-feira, dia 10, prendendo outras pessoas antes de serem resgatadas. Pelo menos 20 também ficaram feridos na instalação, disse o prefeito Bob Blankenship à CNN.

Outra pessoa foi morta nas proximidades de Leachville, quando uma mulher adulta estava “em uma loja da Dollar General quando a tempestade atingiu e eles não puderam sair”, disse o xerife do condado de Mississippi.

Fonte: CNN

Você também pode gostar