Notícias de Criciúma e Região

Mercado Público de Laguna será reaberto em dezembro

O prédio encanta a todos que passam pelo local que proporciona um visual colorido do pôr do sol refletido na água

Um dos principais cartões postais de Laguna, o histórico Mercado Público, prédio construído na década de 50 na beira da lagoa Santo Antônio dos Anjos, está perto de reviver seus melhores momentos. A abertura está marcada para o próximo domingo, dia 5.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O Mercado Público tem cerca de 90 metros de comprimento com 12 metros de avanço para a lagoa, ao lado das Docas, e seis metros ao lado direito. O prédio encanta a todos que passam pelo local que proporciona um visual colorido do pôr do sol refletido na água. E, agora, com dois decks para acompanhar o espetáculo, saborear gastronomia local, comprar frutas, verduras, peixe e artesanato.

Para a turista Isabel Cristina de Oliveira, que está em Laguna pela primeira vez, acompanhar o pôr do sol ao lado do Mercado Público tem uma sensação especial. “Ver esse colorido do sol refletindo na água, ao lado dos barquinhos de pescadores é uma sensação indescritível que só Laguna proporciona. Tenho certeza que com o Mercado Público aberto ficará ainda mais especial de curtir este espaço do Centro Histórico”.

A presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Vanere Almeida da Rocha Pires, valoriza a importância do mercado para o povo lagunense. “O Mercado Público será mais um ponto de encontro tanto para os lagunenses como para os turistas. Com o nascer e o pôr do sol, teremos um lugar esplêndido para desfrutar dessa beleza natural, com muita cultura, gastronomia e muito mais. Laguna merece! Nós merecemos”.

Mais sobre o mercado

Em janeiro de 1897, o Mercado Público Municipal foi inaugurado proporcionando aos comerciantes que trabalhavam próximos ao cais um espaço fechado e coberto para realizar seus negócios. Quarenta e dois anos depois, no dia 20 de agosto de 1939, o prédio sofreu um incêndio, restando apenas as paredes externas. O atual Mercado Público foi construído próximo ao anterior, em duas etapas, a primeira em 1958 e a segunda parte em 1968.

O novo edifício com linguagem arquitetônica art dêco foi considerado moderno para época, uma edificação grande e bem arejada. O térreo foi utilizado como sede do Mercado Público, e o pavimento superior recebeu a sede da municipalidade.

Você também pode gostar