Copa América está suspensa e não tem sede definida
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) informou na noite deste domingo que, em atenção às circunstâncias presentes, resolveu suspender a organização da Copa América na Argentina. A CONMEBOL analisa a oferta de outros países que mostrarem interesse em sediar o torneio continental. Em breve serão anunciadas novidades nesse sentido.
A suspensão é por conta do aumento expressivo de novos casos de Covid-19 na Argentina que registra números diários recordes, em meio a uma segunda onda de infecções que tornou o país um dos mais afetados do mundo, pressionando o sistema de saúde local.
A nação, de 45 milhões de habitantes registrou até agora um total de 3.663.215 casos e 76.135 mortes, segundo dados oficiais, tornando-se um dos países com mais mortes per capita junto com os vizinhos Uruguai, Paraguai e Brasil.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
A Argentina iniciou um isolamento rígido de nove dias no sábado da semana passada, 22, para manter o vírus sob controle. Mas seu programa de vacinação tem sido mais lento do que o prometido pelo governo do presidente Alberto Fernández.
As medidas atuais de lockdown incluem a suspensão das aulas presenciais, o toque de recolher noturno e serviço de restaurante apenas para retirada no local.
Alterações de sedes
A Copa América estava prevista para o metade do ano de 2020, e teria como anfitriões dois países do continente: Argentina e Colômbia, no entanto o torneio foi adiado por conta da pandemia da Covid-19. Uma crescente tensão social na Colômbia acarretou a mudança de sede da Copa América. Ao invés de ter os dois países, a competição seria sediada apenas pela Argentina.
No entanto, há menos de um mês do ínicio da disputa do torneio, marcada para o dia 13 de junho, a Conmebol definiu na noite do dia 20 de maio que a Colômbia não teria condições de receber os jogos da Copa América.