Notícias de Criciúma e Região

Acic lamenta morte do ex-presidente Santos Longaretti

O presidente do Conselho Superior da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e o presidente executivo da entidade, em nome de toda a diretoria, conselheiros e associados, lamentam profundamente o falecimento do empresário Santos Longaretti, aos 88 anos, ocorrido nesta quarta-feira, 26, e se solidarizam com a família e amigos do empresário. Ex-presidente da Acic, Santos Longaretti é membro vitalício do Conselho Superior.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Santos Longaretti presidiu a Acic entre 2008 e 2009, assumindo a presidência do Conselho Superior da entidade em 2010, ano em que também recebeu a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, concedido pela Fiesc, uma das maiores honrarias do setor econômico estadual.

Os dois anos em que assumiu a presidência da Acic demonstram apenas um pouco do período de tempo que Santos Longaretti dedicou à associação empresarial. A história de envolvimento com a Acic começou muito antes, ainda na década de 60. Longaretti, além de associado, passou pelos cargos de vice-presidente, tesoureiro, membro do Conselho Deliberativo e deixou sua marca por décadas, trabalhando em prol do associativismo e do crescimento da entidade.

Atuação no setor da confecção

Na vida empresarial, esteve sempre ligado ao setor da confecção. Fundou as empresas Calças Calcutá, Calcutá Tecidos e Loja Di Santi.

Liderou a fundação do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Criciúma, ocupando os cargos de tesoureiro e presidente. Lutou, também, pela implantação do Serviço Nacional da Indústria (Senai) em Criciúma, apostando no desenvolvimento através da educação, e atuou junto à Fiesc. Foi um dos incentivadores do crescimento do Bairro da Juventude. Santos Longaretti eternizou seu legado de empreendedorismo em prol do desenvolvimento socioeconômico de Criciúma e região.

Homenagem

Por toda a sua contribuição, o empresário foi lembrado pela Acic em diversas ocasiões. Mais recentemente, ao completar 75 anos de fundação, em 2019, a associação empresarial prestou suas homenagens a Longaretti com a entrega de uma comenda.

Você também pode gostar