Confirmado: Paulo Baier é o novo técnico do Criciúma
Está será a quarta passagem do ídolo pelo clube carvoeiro, a primeira no comando do Tigre
Agora é oficial. Paulo Baier é o novo comandante do Criciúma. O técnico, que estava no Próspera e não renovou o contrato, sequer irá mudar de cidade para o novo trabalho, apenas trocará de bairro: a Próspera pelo Comerciário. Junto com Baier, retornam ao clube carvoeiro o auxiliar técnico Luciano Almeida e o preparador físico William Hauptman. Os profissionais iniciarão os trabalhos no Tigre nesta quarta-feira, dia 5, no Centro de Treinamento Antenor Angeloni.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
No Tigre, Baier acumula três passagens como jogador. A mais marcante foi a segunda, em 2002, quando foi o maestro da equipe campeã da Série B do Brasileiro, com direito a três gols na final. O jogador ainda voltaria ao clube carvoeiro em 2014, onde participou da última campanha do Criciúma na Série A, já que ao final do ano, o Tigre foi rebaixado e o jogador dispensado. Além da Série B, o jogador também conquistou no Tigre na primeira passagem o Catarinense de 1998.
Carreira como técnico
Aposentado dos gramados desde 2016, em 2018 Baier começou a carreira como técnico. De lá para cá passou por apenas três clubes, Toledo (PR), Próspera e Brusque, sendo que nos dois primeiros teve duas passagens.
Primeiro trabalho: Toledo, em 2018
No primeiro trabalho, frente ao Toledo, o treinador fez 11 jogos, foram três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Pediu demissão em meio ao Campeonato Paranaense.
Próspera, em 2018
Na experiência seguinte, o primeiro título, campeão da Série C do Catarinense 2018 com o Próspera. Em 10 jogos, foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas, após a conquista não renovou com o Time da Raça.
Brusque, em 2019
O pior trabalho do treinador foi também o mais curto. No comando do Brusque no Catarinense 2019 foram apenas três jogos, dois empates, uma derrota e a primeira e única demissão até então.
Toledo, em 2020
De volta ao Toledo para o Paranaense de 2020, o filme se repetiu. Depois de seis jogos, uma vitória, um empate e quatro derrotas, o pedido de demissão.
Último trabalho: Próspera, em 2020 e 2021
O melhor trabalho da carreira e mais duradouro foi durante a segunda passagem pelo Próspera, que chegou ao fim nessa segunda-feira, dia 3, após comunicado divulgado pelo clube informando a não renovação do contrato. Nessa passagem, que iniciou em 2020, foram 24 jogos, com 10 vitórias, cinco empates e nove derrotas, dois campeonatos disputados e um título conquistado, o de campeão da Série B do Catarinense de 2020, o segundo título da carreira do treinador. Além do título, Baier levou o Time da Raça a elite do futebol catarinense, depois de 13 anos, garantiu a permanência e ainda classificou a equipe para segunda-fase, sendo eliminado nas quartas de finais, para o Avaí, time de Série B de Brasileiro, garantindo ainda uma vaga na Série D do Brasileiro para o Próspera.
Raio-X
Com as credenciais de 54 jogos disputados, 20 jogos, 14 empates, 20 derrotas e dois títulos conquistados em três anos de carreiras, Paulo Baier assume o Criciúma sendo um estreante em competições nacionais. Esta também será a primeira vez que o treinador irá comandar um time ao qual defendeu como jogador.
Auxiliar técnico: Luciano Almeida
O técnico não vem sozinho, vem acompanhado do auxiliar, Luciano Almeida, que começou a trabalhar com o treinador na temporada 2021. Luciano também é ex-Criciúma, tanto como jogador, como técnico do Sub-17. E se Baier fazia chover na lateral direita, Luciano buscava fazer o mesmo na lateral esquerda, onde também conquistou a Série B de 2002. Já na base, como treinador, conquistou o Estadual 2017.
Primeira contratação
Além do treinador e do auxiliar técnico, existe a expectativa de que o goleiro Roberto, que está no Próspera e também fez história no Criciúma, volte a defender as cores do Tigre.