Presidente da Facisc participa de reunião com diretoria da Acic
O encontro foi realizado na noite dessa segunda-feira, dia 12
A reunião da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na noite dessa segunda-feira, dia 12, contou com a participação do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, que explanou sobre a atuação, planejamento e bandeiras da federação.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Alves enfatizou ainda aos empresários de Criciúma a participação na reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem). “Hoje tivemos o encontro do Cofem, com a presença do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pudemos cobrar mais celeridade com relação aos processos que estão parados e, reivindicar a nomeação de mais oito novos gerentes em algumas regionais. Mas, o grande destaque da reunião foi o momento político instável com a demissão de alguns secretários do Governo, um deles o secretário da Fazenda, Paulo Eli. Temos muitos projetos sendo encaminhados na Fazenda, como o de linhas de apoio financeiro às empresas, e este cenário que se apresenta gera muita instabilidade e insegurança”, pontua o presidente da Facisc.
“A atuação da Facisc tem sido extremamente importante neste cenário que estamos vivendo. O apoio e a representatividade tem sido fundamentais para que as demandas das associações espalhadas pelo Estado possam chegar ao Governo e às demais instituições. Estamos trabalhando de forma integrada e com o forte apoio desta gestão”, pontua o presidente da Acic, Moacir Dagostin.
ODS na pauta
A importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) também foi pauta com os diretores da Acic no encontro que ocorreu de forma virtual. O superintendente da Facisc, Gilson Zimmermann, coordenador geral do Movimento ODS SC, apresentou a importância do engajamento das empresas no movimento.
“As empresas desempenharão um papel fundamental para o cumprimento das 169 metas contidas nos 17 ODS, que definem, dentro da realidade de cada um dos 193 países signatários do movimento, as prioridades para uma economia próspera e equitativa. O setor privado tem um papel primordial seja no alinhamento de suas atividades à agenda global de sustentabilidade, ou no poder de influenciar seus públicos. Alinhar os negócios a essa agenda é uma questão de sobrevivência. Quem não está fazendo isso, coloca em risco a perenidade da sua operação”, considera Zimmermann.
A Acic participa do Movimento ODS desde 2019, e na última semana recebeu o selo 2021 como signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. “Fizemos um convite para que os dirigentes das empresas despertem para a importância do tema e se engajem ao movimento, que possui uma consistência integrada para um desenvolvimento sustentável do planeta”, assinala o presidente da Acic.
Também esteve presente na reunião o diretor de construção civil da Facisc, Olvacir Bez Fontana.
Movimento Nacional ODS Santa Catarina
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social, sem fins econômicos, constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico. A finalidade é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos catarinenses, buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Visa também cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU.
Unisul terá campus em Criciúma
O presidente da Acic informou ainda aos diretores a visita do reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt, na tarde desta segunda-feira, na sede da entidade, para anunciar a abertura do campus da universidade em Criciúma. O reitor da universidade esteve acompanhado da gerente do campus Içara, Katia Mara Maccari.