Agente Comunitária é a primeira a ser vacinada contra Covid-19 em Criciúma
Vacinação foi realizada no Salão Ouro Negro da Prefeitura
A primeira vacinada contra a COVID-19 em Criciúma foi a Agente Comunitária de Saúde, Adelaide Santiago, de 61 anos. Ela recebeu a primeira dose por volta das 11h35min desta terça-feira, dia 19, no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal. Adelaide foi escolhida em alusão aos três óbitos de Agentes Comunitários.
Moradora do bairro Próspera, Adelaide atua como Agente Comunitária de Saúde há 22 anos e recebeu a notícia da vacina com entusiasmo. “Eu estava trabalhando no Posto de Saúde da Próspera, quando recebi a ligação que seria vacinada e vim correndo. Estou muito feliz e emocionada”, relata.
A segunda vacinada foi a Técnica em Enfermagem do Hospital São José, Maria Helena Queiroz Pessoa, de 55 anos, representando todos os profissionais da saúde da linha de frente.
A terceira foi a higienizadora Vanilda Duarte da Silva, de 57 anos, representando os profissionais essenciais nesse momento de pandemia.
O quarto foi o fisioterapeuta Douglas José Nazário, de 64 anos, representando os profissionais da rede municipal.
A quinta foi a enfermeira do pronto atendimento Covid-19 da Unimed, Isoleia Romagna, de 51 anos, representando os profissionais da linha de frente.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e a diretora do Hospital São José Isolene Lofi, estiveram presente na primeira etapa de vacinação de Criciúma. Participaram também o Prefeito Clésio Salvaro, vice-prefeito Ricardo Fabris, Secretário de Saúde Acélio Casagrande, vice-prefeito Ricardo Fabris, e o Coronel Fraga.
As cinco primeiras pessoas a serem vacinados nesse primeiro momento foram profissionais da saúde que representam categorias da área. Para o Secretário de Saúde, Acélio Casagrande, é uma forma de reconhecimento pelo trabalho prestado como linha de frente. “Vacinar essas pessoas que representam quem perdeu a vida para a Covid-19, para nós é muito emocionante e nos dá esperança de salvar muitas vidas”. Também afirmou que já tem data prevista para chegada das novas vacinas. “A segunda remessa deve chegar em cerca de 20 dias em Criciúma”.
A vacinadora responsável por aplicar a dose na segunda pessoa a ser vacinada foi a Técnica em Enfermagem Cristiane Schneider, de 34 anos. Moradora do bairro Comerciário, a profissional atua na área da saúde há cerca de 15 anos. “Hoje pela manhã, assim que cheguei na Vigilância, me informaram que eu poderia estar vacinando a primeira pessoa de criciúma contra a Covid-19. Eu não esperava, mas me senti muito orgulhosa. Orgulho pela profissão”, relata Cristiane.