Notícias de Criciúma e Região

Morre Jair Cardoso, vocalista e fundador da Banda Trem de Ferro

Morreu hoje, aos 62 anos, Jair Cardoso, vocalista e fundador da Banda Trem de Ferro. Ele estava internado em função de complicações, após um tratamento para câncer no cérebro.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Músico, ex-colaborador da empresa ZTL, também teve participação ativa na política de Siderópolis. Seu amigo e colega de banda Lúcio Flávio da Luz, o Flavinho, lamenta a perda e ressalta o amor que Cardoso tinha pela música e pela banda. “Ele sempre tinha orgulho de falar sobre o Trem de Ferro, para mim ele era como se fosse um irmão, nós nos chamávamos não pelo nome, mas por maninho “, lembra Flavinho.

Os atos fúnebres estão previstos para começar às 7h da manhã, deste domingo, 20, na Capela Mortuária São João Batista, em Siderópolis. Às 14h, o corpo será levado para o Crematório Millenium, em Içara, onde às 16h será realizada a cerimônia para a última homenagem.

Em 2017 a Banda Trem de Ferro completou 40 anos

A banda conhecida por animar as festas da região com os ritmos samba raiz, forró e baião recebeu uma Moção de Aplauso em 2017 assinada por todos os vereadores de Siderópolis.

O início da banda os músicos não sabiam bem ao certo, mas o batismo do Grupo Trem de Ferro tem data e local. No dia 25 de setembro de 1977, na cidade de Maravilha, no oeste catarinense, os então jovens Jair Cardoso, o Jaí; Lúcio Flávio da Luz, o Flavinho; e Kika, entre 18 e 21 anos, subiram ao palco do Encontro Mobral Cultural de Santa Catarina.

O encontro cultural que deu início ao Trem de Ferro premiava diversas categorias. Entre elas, as poesias, o canto individual, canto coletivo, instrumental individual e instrumental coletivo. A então banda sem nome cantaria a música “Navegador”, composição de Jaí. Quando perceberam que todas as bandas entravam no palco e falavam a cidade de onde vinham e o nome da sua banda, sobrou para Flavinho, que pegou o microfone e de imediato emendou “Grupo Trem de Ferro de Siderópolis!”, na mesma hora Jaí e Kika riram, mas o nome pegou.

A banda participou de festas e eventos da região sul catarinense, além abrir shows para artistas como Jair Rodrigues e a dupla Rick & Renner. Os músicos também deixaram sua marca em apresentações no Rancho do Neco, em Florianópolis, considerada uma das melhores casas de MPB de Santa Catarina.

No ano de 2015 eles lançaram um DVD, intitulado “Ao Natural”, contendo nove faixas pot-pourri.

Vídeo: