O governador Carlos Moisés recebeu o presidente Jair Bolsonaro na manhã deste sábado, 19, no aeroporto de Navegantes. Bolsonaro veio ao Estado conferir a situação dos municípios atingidos pela enxurrada no Alto Vale do Itajaí.
O presidente chegou a Santa Catarina no fim da manhã e, após receber as atualizações sobre a situação, sobrevoou a região junto com Carlos Moisés, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o chefe da Defesa Civil do Estado, Aldo Baptista Neto, o senador Jorginho Mello e outras autoridades.
O número atualizado de vítimas fatais decorrentes das enxurradas registradas na última de quinta-feira, 17, no Alto Vale passou para 15. Foram registrados 12 óbitos em Presidente Getúlio, 2 em Rio do Sul e um em Ibirama. As forças tarefas do Corpo de Bombeiros continuam realizando as buscas por seis vítimas que permanecem desaparecidas. Até o momento 184 pessoas estão desabrigadas e 284 desalojadas.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
O Governo do Estado segue atuando no Alto Vale com equipes da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Corpo de Bombeiros (CBMSC), Polícia Militar (PMSC) e Instituto Geral de Perícias (IGP). A operação está sendo realizada de forma integrada com as instituições do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) que está instalado na cidade de Rio do Sul. Dentre elas: Celesc, Cidasc, Secretaria de Saúde, Polícia Civil, dentre outras.
Na manhã deste sábado o presidente Jair Bonsonaro e o ministro do desenvolvimento regional, Rogério Marinho, juntamente com o Governador Carlos Moisés, pelo secretário Nacional e Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves , e pelo chefe da DCSC, Aldo Baptista Neto formaram a comitiva, que sobrevoou as áreas atingidas pelas enxurradas para avaliar a situação.
“O Governo Federal entra com o apoio do Exército Brasileiro nas operações de restabelecimento e a Defesa Civil Nacional com o trabalho dos técnicos pra simplificar as ações e agilizar o repasse de recursos para os trabalhos de reestabelecimento”, explicou o chefe da DCSC.
A Defesa Civil continua realizando o repasse de itens de assistência humanitária para as famílias atingidas como colchões, kits de acomodação, limpeza e higiene, água potável e cestas básicas. No total são mais de 5000 produtos a disposição. Em paralelo a estas ações o trabalho de limpeza dos municípios continua.
A partir de hoje, 19 tropas do Exército começam a atuar no município de Presidente Getúlio com a missão de desobstrução e limpeza de vias para a retomada da normalidade do município. Foram enviados soldados do 23° Batalhão de Infantaria da Cidade de Blumenau e do 5° Batalhão de engenharia de Carros Blindados, sediado na cidade de Porto União.
Alerta de tempestades
A Defesa Civil mantém o alerta de risco alto de deslizamentos nos municípios do Alto Vale neste sábado, 19. Os eventos meteorológicos são acompanhados em tempo real pelo Centro de Monitoramento e Alerta, que funciona no Cigerd, de onde são emitidos avisos e alertas para toda a população. O objetivo é manter as pessoas em segurança e reduzir os prejuízos com informações que permitem ações de prevenção.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda não transitar em áreas alagadas. A atenção deve ser redobrada para sinais de problemas nas estruturas nas residências. Rachaduras, paredes inclinadas, portas e janelas com dificuldade para fechar são alguns desses indícios.
Já nas proximidades de barrancos ou encostas, devem ser observados postes e árvores inclinados que indicam movimentação do solo ou risco de deslizamento.
Quando constatado qualquer sinal de problemas, a indicação é deixar o local e acionar a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros Militar.