Notícias de Criciúma e Região

Festival Nacional de Teatro premia grupo de Criciúma

A premiação do 47º Festival Nacional de Teatro (Fenata), realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, aconteceu na noite de ontem, 27, no Teatro Ópera. O espetáculo “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela de Criciúma, recebeu quatro troféus na premiação, sendo eleito como o Melhor Espetáculo desta edição do Fenata. A companhia ainda levou os prêmios de Melhor Direção, com Reveraldo Joaquim e Yonara Marques, Melhor Cenografia, com Bruno Andrade e Reveraldo Joaquim e Melhor Sonoplastia, com Bruno Andrade e Priscila Schaucoski.

Entre em nosso grupo e receba as notícias n o seu celular. Clique aqui

“Para nós é uma grande alegria participar do Fenata que acontece há 47 anos ininterruptos e é um festival bastante competitivo. Ficamos felizes com as premiações, no entanto, nós também ganhamos com a troca que ocorre com os outros artistas, com o público e com a cidade de Ponta Grossa. Isso tudo nos enriquece culturalmente, artisticamente, humanamente e faz crescer ainda mais”, diz o ator Bruno Andrade Fachin.

A peça teatral conta a história dos guardadores de tempo, dois seres imaginários e atemporais que viajam pelo universo com o objetivo de capturar todos os tipos de tempo. Eles obedecem ao Relógio, aquele que dita o procedimento padrão e em cada lugar que aportam, os viajantes apreendem um novo tempo. É assim que eles descobrem um tipo ainda desconhecido, o aqui e agora. A companhia apresenta de forma poética e interativa uma reflexão sobre a relação do ser humano com o tempo.

A atriz Priscila Schaucoski explica que a peça estreou em 2016, quando o grupo passou a apresentá-la em outras cidades do país. “O espetáculo envolve a participação de uma equipe, tem muita gente envolvida no processo e para nós é gratificante trazer esse trabalho para o Festival Nacional de Teatro”, afirma.

Saiba mais

O Fenata, que começou na última terça-feira, 22, levou 99 espetáculos a diversos espaços da cidade. A atração de encerramento deste domingo, 27, ficou por conta da peça “Processo de Concerto do Desejo”, dirigida e protagonizada pelo ator Matheus Nachtergaele que realiza uma homenagem poética à mãe Maria Cecília Nachtergaele no palco, acompanhado pelos músicos Luã Belik, no violão, e Rafael Belo, no violino.

 

 

Você também pode gostar