Como determinar que uma comida seja realmente boa? Alguns comem com os olhos, outros flutuam com o cheiro dos pratos e outros fascinam-se com as combinações de sabores. Há quem diga que comer bem dá vontade de dançar, ou de abraçar. E aquele pretendente que foi fisgado com um bom prato de comida? Mas será que podemos elencar características que transformam os pratos em únicos? Sim!
Use bons ingredientes!
Um bom ingrediente deve sempre manter o seu sabor original. Evidente que ao preparar, por exemplo, cozinhando por muito ou pouco tempo, você muda muitas características. No entanto, o frescor é fundamental.
Organize-se!
Você precisa picar e deixar nos lugares, em ordem de uso, todos os ingredientes do prato. Isso se chama mise en place, que do francês, significa por em ordem. Fazer isso antes de ligar o fogo é fundamental para que na hora de produzir você ganhe agilidade e não deixe nenhum ingrediente passar do ponto enquanto pica o que esqueceu.
Domine as técnicas!
Existem várias maneiras de preparar um alimento. A melhor delas é com conhecimento. É preciso saber utilizar os utensílios e principalmente as tecnologias. Você pode cortar o mesmo item com diferentes instrumentos (facas, raladores, processadores) e pode prepara-los em diferentes aparelhos (fogão, forno, grill, churrasqueira). Domine as técnicas.
Como ousar?
Dizem que a ousadia é uma das principais qualidades de um cozinheiro seguro. E a segurança só é possível com o conhecimento. Quanto vais você experimentar e aprender, mais estará seguro na hora de reinventar uma receita. O principal é sempre testar uma ideia nova antes de apresenta-la.
Equilíbrio na vida e na cozinha.
Os mexicanos gostam de pimenta, os norte-americanos de bacon. Mas ambas as gastronomias precisam de equilíbrio nos pratos. O que seria do nacho, sem o molho de cheddar? O que seria do bolo de cenoura, sem a cobertura de chocolate. Pobre da goiabada sem o seu amado queijo. Um mesmo ingrediente pode ser horrível sozinho e estupendo bem acompanhado.
A apresentação é um dos seus cartões de visita.
A cozinha está cheirosa e a comida saborosíssima. Agora você precisa de criatividade e de um bom empratamento. Pense nas camadas de cores e de sabores que você pode criar e sirva verdadeiras obras de arte a seus convidados.
Ligar todas essas dicas pode ser o grande fator de sucesso do próximo jantar que você vai produzir. Estude a receita que quer fazer, escolha ótimos ingredientes, prepare-os, execute, apresente e seja feliz, criando mais um dia inesquecível ao lado de quem você gosta.
Se você quer interagir com o chef PV Show, fazendo perguntas ou sugerindo temas para novos textos, envie e-mail para [email protected]