A morte de um cachorro, que foi espancado com um cabo de vassoura e, em seguida, envenenado por um segurança do Carrefour de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, na última quarta-feira, dia 28, está causando comoção nas redes sociais. Uma imagem do cachorro está sendo publicada em diversos perfis de instagran e facebook.
A violenta morte do animal causou revolta e manifestações de repúdio. A atriz e apresentadora Tatá Werneck publicou uma ilustração em homenagem ao cachorro e pediu para que aqueles que repudiam a atitude do segurança ajudem ONGs que cuidem de animais.
O comentário de Tatá já alcançou quase 1 milhão de pessoas no Instagram. Evandro Mesquita, Marimoon, Giovanna Lancellotti, Marcelo Serrado, Taina Muller, Jeniffer Nacimento, Thalita Rebouças, Fabiana Karla, Rick Bonadia e Marcelo Médice usaram o post de Tatá para pedir justiça pela morte do cão.
ONGs se mobilizam
ONGs de cuidados aos animais também se mobilizaram nas redes sociais após a morte do cachorro. A ativista Luisa Mell publicou no Instagram o vídeo das câmeras de segurança do momento em que o cachorro é espancado.
Imagens divulgadas por ativistas mostram marcas de sangue no chão da unidade. (Facebook/Reprodução)
Saiba mais
A rede de supermercados Carrefour está no centro de uma polêmica, quando um segurança do supermercado teria espancado um cachorro na unidade de Osasco. A denúncia feita nas redes sociais mostra imagens do animal com as patas traseiras feridas e marcas de sangue no chão da loja. Defensores dos animais e ativistas dizem ainda que houve tentativa de envenenamento do animal.
O cachorro chegou a ser socorrido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) mas não resistiu ao ferimento e morreu. Uma versão de atropelamento chegou a ser levantada, mas logo foi contestada por outros funcionários que teriam testemunhado o ocorrido e dito que o animal teria sido agredido a pauladas.
Um laudo determinará a causa da morte. O cachorro estava na loja de Osasco havia alguns dias e chegou a receber água e alimentos dos funcionários do local. Ainda de acordo com denúncias nas redes sociais, o segurança da loja teria agredido o cachorro após uma suposta ordem de seu superior para “limpar” o mercado, que receberia naquele dia visita de executivos da empresa.
Carrefour emite nota
O Carrefour emitiu um comunicado sobre o caso, afirmando que repudia maus-tratos contra animais e que afastou temporariamente a equipe de segurança que estava de plantão naquele dia enquanto prosseguem as investigações.