A Cinoterapia é um tratamento auxiliar, onde o cão é o principal agente da terapia, proporcionando bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva às pessoas. Estudos realizados em pacientes psiquiátricos, hospitalizados e idosos moradores em instituições mostraram a eficácia desse tipo de terapia, reforçando-a como importante agente no combate ao estresse e ansiedade, promovendo o bem-estar.
O Residencial Geriátrico Nova Belluno aplica o tratamento com o apoio do adestrador da empresa Educador de Cães, André Bressan, especialista na área. Ele traz os cachorros que são cedidos por clientes da empresa para que os idosos possam interagir com eles por algumas horas, momento que promove uma verdadeira troca de amor. “Essa interação com animais é muito bacana para todos os lados. Os pets adoram receber o carinho e os idosos ficam muito contentes com as nossas visitas. Neste trabalho não existe distinção de raças. Normalmente trazemos cães de nossos clientes. Eles ficam felizes em saber que os pets estão colaborando em uma causa tão nobre”, afirma Bressan.
A fisioterapeuta da Nova Belluno, Flávia Denez reforça o quanto esta troca é importante. “Eu os acompanho diariamente desde o início do residencial, posso afirmar que essa interação só faz bem! Eles ficam realmente muito felizes. Beijam, abraçam e interagem dentro das possibilidades de cada idoso. Na Belluno somos pet-friendly, mesmo os cães de nossos hóspedes são bem- vindos. Muitos nos visitam com frequência”, disse.
Saiba mais
O Nova Belluno conta atualmente com 30 residentes que são integralmente assistidos diariamente por médicos, no qual os próprios sócios se revezam em plantão, inclusive nos finais de semana, enfermeira-chefe, técnicos de enfermagem 24h e outros profissionais da saúde, como nutricionista e fisioterapeuta, entre outros. A estrutura com 2 mil m² de área distribuídos em 10 hectares de área verde, além do contato com a natureza, permite atividades frequentes como caminhadas, pesca, cultivo da horta, piqueniques entre outras.