NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Congresso Regional da Pastoral Familiar reĂșne mais de 400 agentes em Nova Veneza

A hospitaleira e italiana Nova Veneza, cidade com mais de 14 mil habitantes no Sul do Estado de Santa Catarina, foi o ponto de encontro, neste fim de semana, do IX Congresso Regional da Pastoral Familiar. Desde a noite de sexta-feira, 28, atĂ© o inĂ­cio da tarde deste domingo, 30, os representantes das dez dioceses do Regional Sul 4 da CNBB, que engloba todo o Estado de Santa Catarina, estiveram reunidos no PalĂĄcio das Águas, onde refletiram o tema “O Evangelho da FamĂ­lia, alegria para o mundo”.

Com carinho e esmero, tanto da parte da Pastoral Familiar da Diocese de CriciĂșma, quanto da Prefeitura Municipal, o teatro neoveneziano foi transformado em uma sala de estar para acolher os casais, crianças, bispos, padres, diĂĄconos, seminaristas, religiosas e demais leigos participantes do encontro. Diversos momentos celebrativos permearam o congresso, com forte espiritualidade. Ao todo, foram mais de 400 congressistas, muitos acolhidos nas casas das famĂ­lias do municĂ­pio.

A atividade estadual contou com 15 palestras, com assessores, em sua maioria, membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, como o secretårio executivo, Padre Jorge Alves Filho, também assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

“NĂłs falamos sobre o Evangelho da FamĂ­lia, alegria para o mundo. O que nos motiva, a partir da Exortação ApostĂłlica Amoris Laetitia (Alegria do Amor), a sermos verdadeiros anunciadores desta alegria, mas, sobretudo, vivendo, na famĂ­lia, a beleza do ser famĂ­lia. O Papa Francisco, nessa exortação, nos convida a sermos famĂ­lia, vivendo a nossa experiĂȘncia, tambĂ©m nas nossas dificuldades, nas nossas limitaçÔes; vencendo tudo aquilo que, infelizmente, quer tirar de nĂłs a experiĂȘncia bonita do ser famĂ­lia. Para isso, Ă© preciso que agentes de pastoral, sacerdotes, bispos, diĂĄconos, tenhamos a consciĂȘncia de que Ă© possĂ­vel anunciar com alegria este evangelho, mas tambĂ©m criando uma cultura da famĂ­lia, resgatando esta cultura da famĂ­lia, para que as famĂ­lias possam experienciar, cada vez mais, na sua vida, aquilo que Ă© o Evangelho, aquilo que Ă© a uniĂŁo com Deus e fazer com que esse Deus seja conhecido. O mundo precisa do exemplo das famĂ­lias. NĂłs, como famĂ­lia, precisamos estar preparados a dar, ao mundo, este nosso exemplo”, ressaltou padre Jorge, que tambĂ©m representou o presidente da CEPVF, Dom JoĂŁo Bosco, Bispo de Osasco (SP).

Outros temas em torno da famĂ­lia foram refletidos durante o encontro, como: Pilares da Relação Matrimonial, A Pastoral Familiar e seus desafios, Setor PrĂ©-Matrimonial, Afetividade e Sexualidade, Namoro CristĂŁo, Setor PĂłs-Matrimonial, RecĂ©m-Casados, Educação dos Filhos, Setor Casos Especiais, Pessoa Idosa na FamĂ­lia, na Sociedade e na Igreja, Sacralidade da Vida Humana I – SuicĂ­dio, Sacralidade da Vida Humana II – Aborto, Ideologia de GĂȘnero, Instituto Nacional da FamĂ­lia e da Pastoral Familiar.

AlĂ©m dos perĂ­odos marcantes de reflexĂŁo em torno dos documentos e do magistĂ©rio da Igreja CatĂłlica, houve tambĂ©m momentos de lazer e confraternização, com apresentaçÔes de grupos folclĂłricos da cidade, que junto ao Prefeito RogĂ©rio Frigo e sua esposa Sidnei, fizeram, junto aos agentes da Pastoral Familiar da Diocese de CriciĂșma e das parĂłquias locais, a recepção aos congressistas.

A luta dos catĂłlicos em defesa da vida e da famĂ­lia foi reforçada durante o fim de semana, com o aprofundamento em torno do tema do congresso, que contou com as presenças do Bispo de CriciĂșma, Dom Jacinto Inacio Flach; do Arcebispo de FlorianĂłpolis e Referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul 4 da CNBB, Dom Wilson Tadeu Jönck, e do Bispo de TubarĂŁo e Presidente do Regional Sul 4 da CNBB, Dom JoĂŁo Francisco Salm.

Ao final da manhĂŁ deste domingo, o bispo referencial, Dom Wilson, proferiu a mensagem de encerramento do encontro e anunciou a Diocese de Rio do Sul como a prĂłxima a acolher a dĂ©cima edição do congresso, que serĂĄ realizada em 2020. Em sua fala, Dom Wilson conduziu o grupo a uma reflexĂŁo sobre a perseverança e a humildade no trabalho pastoral, recordando as atitudes de Lucifer, Eva e de Jesus Cristo, este Ășltimo, que esvaziou-se a si mesmo e salvou a humanidade inteira.

“Esse esvaziar-se, que Ă© atitude de humildade, de simplicidade, Ă© que nos humaniza e cria o clima bonito dentro de casa, aquele clima de famĂ­lia que todos nĂłs desejamos, quando todo mundo se dispĂ”e, todo mundo tem um coração simples, todo mundo acata o parecer do outro. Quando se consegue isso, se consegue uma coisa muito preciosa e nĂłs somos chamados a, de alguma forma, viver isso nas nossas famĂ­lias: ter esse coração simples e aprender o que Deus quer nos falar. E a partir disso, propor, tambĂ©m, aquilo que nĂłs queremos fazer. Todo esse conteĂșdo rico e bonito que vemos desde o primeiro dia atĂ© hoje e foi bastante contundente, vocĂȘs veem que Ă©, exatamente, um querer fazer do jeito que se bem entende. NĂłs somos criaturas de Deus e devemos ver o que Deus quer de nĂłs. Ter essa atitude de acolhida para o que Deus quer fazer em seu caminho. Queremos construir uma bela famĂ­lia? Vamos ver o que Deus quer de vocĂȘs, por que Deus escolheu vocĂȘs dois para viverem juntos e formar uma famĂ­lia. Este Ă© o caminho”, disse Dom Wilson, de modo especial aos casais agentes da Pastoral Familiar.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar