A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, deflagrou hoje, a Operação Nicotiana, que visa o combate ao contrabando e comércio de cigarro ilegal, na região da grande Florianópolis. Apreensões foram realizadas também em várias regiões do Estado.
Participam dos trabalhos cerca de 100 policiais federais, apoiados por 12 servidores da Receita Federal, que dão cumprimento a 25 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, nas cidades de Criciúma, Itapema, Gaspar, Palhoça, São José, Tijucas e Florianópolis deferidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis. Também foram deferidos pela Justiça o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de um imóvel e de um veículo dos envolvidos.
A investigação, que durou pouco mais de um ano, apontou que os suspeitos eram responsáveis por armazenar e distribuir o cigarro contrabandeado para diversos pontos de venda da região. Nesse período, foram realizadas cinco prisões em flagrante e apreendidos cerca de 5.400 pacotes de cigarro contrabandeados e o valor de R$ 240 mil, entre dinheiro e cheques.
No inquérito policial em andamento para apuração completa dos fatos, os investigados responderão pelos crimes de contrabando e de associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a oito anos de reclusão.