Novo sistema de transporte coletivo traz segurança e agilidade aos usuáriosA partir de agora, os usuários que utilizam o Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Criciúma, poderão acompanhar os trajetos dos ônibus e ter acesso aos horários, podendo planejar suas viagens. A melhoria foi conquistada por meio de um software que conta com um Centro de Controle Operacional (CCO), painéis informativos nos Terminais Urbanos de Criciúma, além do aplicativo Moovit.
A Comissão de Estudos de Racionalização do Sistema de Transporte Público, criada por meio do decreto n° 1097, de 6 de julho de 2017, realizou uma pesquisa a fim de melhorar o transporte coletivo de Criciúma que foi finalizada em novembro. “Por meio do decreto, solicitamos que houvesse uma modernização no sistema. O CCO será um marco e formará um núcleo de comando de operações online, permitindo a gestão integrada do transporte e do trânsito da cidade”, explica o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
“Os passageiros terão mais facilidade para planejar suas viagens, podendo sair de casa no horário exato que o transporte passar. Se tiver algum imprevisto no trajeto, as pessoas serão alertadas”, ressalta. “Os três terminais contarão com 13 monitores que informarão aos passageiros os horários dos coletivos”, completa o presidente da comissão, Celito Cardoso.
Segundo Cardoso, as concessionárias instalaram GPS em todos os 119 ônibus que atuam no transporte coletivo de Criciúma. A Administração Municipal adquiriu os computadores que foram instalados na CCO e os painéis nos Terminais Urbanos.
O CCO funcionará das 6h às 0h, sendo monitorado por profissionais da DTT de Criciúma e da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). As modernizações foram realizadas pelo Governo de Criciúma, via DTT de Criciúma, em parceria com a ACTU, Conselho Municipal de Transporte e Câmara de Vereadores de Criciúma.
Você também pode gostar