A prova escrita do processo seletivo simplificado n° 005/2017 da Prefeitura de Criciúma será aplicada neste domingo (26). O certame selecionará os 277 melhores candidatos, em quatro níveis diferentes de escolaridade, para ocuparem 62 cargos temporários da Administração Municipal. O Instituto O Barriga Verde (IOBV) será responsável por realizar a avaliação. O gabarito preliminar será divulgado na segunda-feira, 27.
De acordo com a presidente da Comissão Municipal de Processo Seletivo, Zulmara Manique, mais de 3,1 mil pessoas se inscreveram. Os cargos mais procurados foram técnico administrativo e ocupacional nível I, para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além de auxiliar administrativo. “Para serem aprovados, os candidatos precisam alcançar uma nota final igual ou superior a cinco. A contratação será por ordem de classificação, pelo período de um ano. O contrato pode ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período. O número de vagas estabelecido atenderá a demanda do município, mas se houver necessidade para o serviço público durante o ano de 2018, poderão ser chamados mais candidatos aprovados”, explica. A remuneração será de acordo com o cargo ocupado, variando de R$ 1.006,20 a R$ 6.510,68.
A prova do processo seletivo será escrita para todos os cargos, com questões objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, tendo duração de duas horas. Cada pergunta terá quatro alternativas, sendo apenas uma correta. Os candidatos do ensino fundamental incompleto e completo realizarão o certame no período matutino, enquanto os candidatos de nível médio e superior realizarão no período vespertino. A avaliação será aplicada na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Os candidatos podem consultar o bloco e sala pelo site do IOBV, através do link www.iobv.org.br.
As questões serão sobre conhecimentos básicos e específicos inerentes ao cargo pretendido. Os conteúdos programáticos, assim como os cargos disponíveis, número de vagas por função, carga horária semanal e o vencimento de cada vaga constam no edital do processo seletivo n° 005/2017, disponível no site do IOBV. “Serão desclassificadas as pessoas que chegarem após o horário de fechamento dos portões, às 9h50min e 13h50min, não apresentarem um documento de identificação original com foto ou não dispor de caneta esferográfica de material transparente azul ou preto”, ressalta Zulmara.