54 horas para desenvolver uma Startup de sucesso
Startup Weekend será realizado de sexta-feira a domingo em Criciúma. Evento voltará a ser presencial após duas edições virtuais
Com o objetivo de disseminar conhecimento empreendedor e de inovação, o Startup Weekend (SW) Criciúma 2022 irá acontecer neste final de semana (dias 8, 9 e 10) no município. O evento voltará a ser presencial após duas edições virtuais por conta da pandemia e contará com a participação de 100 participações.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
A iniciativa já foi realizada em mais de quatro mil cidades e essa será a sexta vez que o SW será feito na cidade. De acordo com organizador do evento, Vaime Júnior, o Startup Weekend mexe com o ecossistema da região. “Durante o final de semana, será mostrado como funciona a metodologia de criação de StartUps e o que elas pensam. Então, além de incentivar o empreendedorismo o evento mergulha no mundo das StartUps”, destaca.
Nas 54 horas de imersão a dinâmica do evento gira em torno das ideias iniciais que os participantes apresentam no primeiro dia de evento. Dalí as ideias mais votadas por eles mesmos, formam grupos que vão poder trabalhar juntos durante todo o final de semana. Eles desenvolvem a ideia, validando se o problema que buscam resolver existe e é de fato uma dor para o público-alvo. “Todas essas horas servem para mostrar para os participantes que eles conseguem tirar uma ideia do papel de uma forma muito rápida. A pandemia mostrou que a gente não tem controle e a melhor forma de se preparar é estar pronto para qualquer coisa. Isso que aprendemos no mundo das Startups: apreender rápido, testar e improvisar”, explica o organizador.
Segundo o relatório de 2021 da Wrapped Brazilian, startups brasileiras contrataram em 2021 mais de 100 mil pessoas. Esse crescimento é algo que já é visto na região. “Aqui em Criciúma já existe uma comunidade muito forte. Quando falamos de Startups não são aquelas empresas com um puff. Hoje já é um modelo de negócio que acaba influenciando em grandes empresas”, ressalta Kamili Guimarães, organizadora do evento.
O SW é organizado por voluntários que buscam transmitir as experiências que tiveram anteriormente para todos os participantes. “Somos voluntários pois queremos proporcionar a experiência que a gente viveu para outras pessoas. A experiência que tivemos mudou a nossa carreira e a rede de contatos. Tendo mais Startups na região acaba atraindo investimento, melhora as instituições de ensino e todo mundo acaba ganhando”, salientou Vaime Júnior.
Durante o Startup Weekend, será oferecido café, almoço e janta para os participantes que não precisarão se preocupar com mais nada.