20 anos de Anjos do Futsal: de 2001 para 2021, de 60 para 1.200 garotos atendidos

Projeto conta com 26 núcleos espalhados por 21 municípios

O Anjos do Futsal é um projeto social que atende atualmente mais de 1.200 garotos em 26 núcleos instalados em 21 municípios no sul de Santa Catarina e neste dia 19 de abril de 2021 está completando 20 anos. Com o objetivo de afastar crianças e adolescentes da violência e das drogas, ensinar as técnicas do futebol de salão, incentivar a prática desse esporte e colaborar na formação dos cidadãos, cresce a cada ano, buscando ampliar o alcance desse público jovem que gosta de aprender.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Idealizado pela Anjo Tintas, começou em Criciúma com dois núcleos e 60 garotos e o crescimento nestes 20 anos está sendo de forma organizada e com base sólida. O CEO da Anjo Tintas, Filipe Colombo, conta que o projeto nasceu para ajudar a combater situações de vulnerabilidade. “É um orgulho para nós da Anjo ser protagonista de um projeto como o Anjos do Futsal que colabora com a vida de muitas famílias”, destaca. Colombo acrescenta que o esporte é uma ferramenta fantástica para ensinar valores como disciplina, foco, resiliência, trabalho em equipe e respeito a regras. “E esses ensinamentos são fundamentais para formação de cidadãos de bem”, declara.

A parceria com a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e as prefeituras dos municípios que estão inseridos são fundamentais para a continuidade do Anjos do Futsal. Atualmente o projeto está inserido nos municípios de Criciúma, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Ermo, Içara, Jacinto Machado, Lauro Müller, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Orleans, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, São Ludgero, Sombrio, Treviso, Turvo e Urussanga.

O coordenador técnico Jean Reis está desde o início no projeto e conta que já viu muitos garotos evoluindo e se transformando. “Todos os que passam pelo projeto têm um sonho e nós ajudamos a se tornarem pessoas preparadas para realiza-los. É pelo ensino e treinamento das regras do futsal que conseguimos inserir disciplina e educação, que é nossa principal missão”, reforça.

Mesmo não sendo o principal objetivo, o Anjos do Futsal já revelou jogadores e vários talentos estão jogando profissionalmente. Quatro já fizeram parte da seleção brasileira de futsal, tem jogador em equipes na Itália, Espanha, Catar e equipes nacionais reconhecidas. “Nosso trabalho constante e com disciplina também consegue formar atletas, por isso temos estes resultados diferenciados”, conclui Jean Reis.

Anjos do Futsal: 20 anos de história

20 anos de Anjos do Futsal: de 2001 para 2021, de 60 para 1.200 garotos atendidosNeste ano de 2021, quando completa 20 anos de atividade, o Anjos do Futsal ultrapassa a marca de 1.200 garotos em treinamento divididos em 26 núcleos distribuídos em 21 municípios do sul de Santa Catarina que são: Criciúma, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Ermo, Içara, Jacinto Machado, Lauro Müller, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Orleans, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, São Ludgero, Sombrio, Treviso, Turvo e Urussanga. Cada núcleo, que é uma escolinha de futsal, possui vagas para meninos de 10 a 14 anos.

Além de ensinar a prática do futsal, o projeto Anjos do Futsal visa oferecer possibilidades de desenvolvimento das qualidades dos meninos que o integram, formar cidadãos, afastar os garotos da violência e das drogas e oportunizar o surgimento de novos atletas para a modalidade do futsal. Nestes 20 anos de projeto já passaram mais de 11.500 garotos e alguns deles jogam em equipes do exterior e também em times de destaques no Brasil.

Esse projeto, que visa o resgate social, é desenvolvido em comunidades envolvendo escolas de ensino público municipal e estadual, diretores destas escolas, professores, alunos, pais e pessoas da comunidade. A Anjo Tintas tem certeza que, sempre que pessoas se unem para realizar algo em que acreditam, muitos problemas sociais e ambientais, vividos pela população, podem ser amenizados ou até mesmo solucionados.

O Anjos do Futsal favorece a integração entre escolas e outros setores da sociedade, é um projeto que complementa o trabalho de professores em sala de aula e auxilia na educação de pais, pois no seu pensamento, no seu dia a dia, estes meninos e adolescentes têm um objetivo, têm pessoas ao seu redor comprometidas em ajudá-los a se transformar em cidadãos conscientes e atuantes por acreditarem que a vida tem um sentido.

A Anjo Tintas lançou, no dia 19 de abril de 2001, o Projeto Anjos do Futsal. Neste dia foi iniciada oficialmente a primeira fase deste grande sonho, que atualmente é uma realidade e que está trazendo resultados positivos. É um projeto que cresce ano a ano, com sustentação, em parceria com as prefeituras municipais. Outra parceria forte é com a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense.

A metodologia de trabalho também é organizada. A coordenação técnica do Anjos do Futsal é feita desde o início pelo mesmo profissional que é responsável pela padronização dos treinos de todos os núcleos. Os professores dos núcleos se reúnem para troca de ideias, compartilhar experiências e receber as orientações dos treinos. A metodologia de trabalho nos treinos de cada núcleo visa, através do ensino da prática do futsal, colaborar na formação do cidadão, pois através do esporte é possível ensinar e aprender a trabalhar em equipe, respeitar as pessoas, disciplina, concentração e vários outros benefícios.

Mas não é só em treinos que estes garotos se envolvem. Para estimular a continuação nos treinos, manter os meninos motivados e ainda descobrir talentos, o Anjos do Futsal realiza anualmente o Campeonato Interno de cada núcleo, o Festival de Futsal e o Campeonato Regional Anjos do Futsal, oportunidades que todos os pequenos atletas têm para jogar em competições e assim aprender a enfrentar desafios, amadurecer e colocar em prática o que aprendem nos treinos.

Resultados

20 anos de Anjos do Futsal: de 2001 para 2021, de 60 para 1.200 garotos atendidos

Apesar das conquistas de títulos e da identificação de atletas, que são resultados mensuráveis, é o intrínseco, o imensurável que motiva os líderes da empresa Anjo Tintas a continuar com o Anjos do Futsal. É difícil traduzir em palavras as pequenas e grandes transformações que o projeto proporcionou e continua proporcionando em cada um dos integrantes, em suas famílias e comunidade. Como relatar a felicidade de uma criança que diz para a mãe que quer dormir com o uniforme do treino?

A única exigência feita e atendida aos estudantes é estarem frequentando a escola e em alguns núcleos os alunos levam os boletins escolares aos professores do projeto para mostrarem suas notas.

Os diretores e professores concordam que o projeto incentiva a permanência na escola e faz com que estes não percam o interesse pelos estudos. Além de ensinar a prática de futebol de salão, o professor às vezes acompanha o rendimento escolar, motiva os alunos para as aulas e auxilia na integração com os colegas. Os participantes do Anjos do Futsal se sentem felizes com a oportunidade. Eles sabem que a falta de ocupação, de um ideal é a estrada mais curta para chegar até a violência e às drogas, por isso estão engajados com o futebol de salão. Os pais também perceberam que a responsabilidade e a preocupação pelos estudos aumentaram.

O Anjos do Futsal é um projeto que deu certo e continua dando frutos a cada ano que passa. Planejado e colocado e prática de forma programada, com objetivos bem definidos, com profissionais comprometidos, a Anjo Tintas, desde seu início, pensou em continuidade. Um novo município, às vezes dois, a cada ano, garante um crescimento consistente, embasado em parcerias duradouras, devido ao retorno que vem demonstrando, com resultados positivos que o projeto vem alcançando.

Aprender a jogar futsal é o resultado final de todo o trabalho desenvolvido com cada garoto que vai aos treinos, duas ou três vezes por semana, mas o mais válido, que vai seguir para a vida toda, é o aprendizado no caráter, no respeito, na dedicação, na disciplina. Isso sim os garotos vão levar consigo para a vida toda.

Tem aqueles que se destacam e crescem com o futsal impregnado em suas rotinas. São os garotos com talento acima da média, que com muita disciplina, com privações e bastante esforço, que acabam tendo retorno de se profissionalizar no esporte. E a gratidão e reconhecimento é tão grande que nas férias os jogadores de futsal que iniciaram e/ou passaram pelo Anjos do Futsal visitam os núcleos de Criciúma e região para bater papo com os garotos, falar da experiência, reforçar a importância de estudar e respeitar as pessoas e também da dedicação. Estão sempre marcando presença onde deixaram suas marcas.

Até hoje foram mais de 11.500 meninos/adolescentes, muitos deles hoje adultos, que tiveram uma formação diferenciada, além da escola e, se souberam aproveitar a oportunidade, se tornaram cidadãos de bem.

Colaboração:  Fabrícia de Pelegrini/Anjos do Futsal

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.