100 dias de governo: Criciúma comemora números positivos na economia e mantém foco no combate à pandemia

Nos três primeiros meses do ano a orientação seguiu sendo pela proteção à vida da população em meio à pandemia de covid-19, mas trabalho de impulsionamento da economia já está produzindo frutos

A atual administração de Criciúma irá completa 100 dias de governo e a pandemia de coronavírus, com a aplicação das vacinas, liderou os principais debates e ações das equipes, principalmente porque a ordem foi focar na vida da população. Ao mesmo tempo em que o trabalho era cada vez mais intensificado na proteção à vida, o Governo também concentrou esforços para dar continuidade à manutenção da economia, tanto que os números positivos já mostram sinais de recuperação à crise gerada pela Covid-19.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Este início de governo, ou podemos dizer esta nova oportunidade que a população nos proporcionou, foi totalmente atípica por causa da pandemia. Seguimos com as ações que já estávamos realizando e iniciamos novos projetos, mas tudo com foco na saúde física e na saúde financeira da população”, destacou o prefeito Clésio Salvaro, acrescentando que “muitos projetos foram adaptados para este novo momento que vive o Município, mas independente disso, as obras e ações de todas os setores seguem sendo executadas”.

Entre as obras e ações, na saúde, o início da vacinação contra Covid reascendeu às esperanças pelo fim da pandemia, um site para cadastro e acompanhamento foi criado, e Criciúma já está vacinando idosos acima de 67 anos. No Hospital de Retaguarda do Rio Maina, foram instalados 10 leitos de UTI e o Centro de Reabilitação segue auxiliando quem ficou com sequelas da doença. Estas ações são acompanhadas de obras estruturais que também não deixaram de ser feitas. Enquanto mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está sendo construída no Rio Maina, a Próspera vai ganhar uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Primeira Linha uma UBS reformada e ampliada.

Na área econômica, o Governo de Criciúma realizou uma série de medidas para amenizar os impactos da pandemia, impedir o fechamento de empresas e estimular a economia local. Entre as principais ações, estão a prorrogação de pagamentos de alvarás e impostos para nove setores, a isenção de alvarás para atividades de baixo risco e benefícios fiscais para novas empresas ou ampliações. O Município também promoveu iniciativas de inovação para desburocratizar o atendimento prestado pelo poder público à população, como a ação Agiliza e a solução Aprova Digital, que disponibilizou cinco serviços de maneira 100% digital na área de construção civil. Além disso, unificou setores e criou o Centro de Planejamento Urbano.

A administração municipal também se preocupou com desenvolvimento sustentável da cidade. Por isso, deu início ao Plano de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (Pedem), ao projeto Place Branding, que visa criar uma identidade para a cidade e atrair mais investidores, ao programa Invest Criciúma, aderiu a um pacote de 45 iniciativas de inovação e incentivo ao empreendedorismo, do Sebrae, e também viabilizou discussões importantes, como a possível instalação de uma fábrica de produção de carro elétrico na cidade.

O foco também foi na geração de empregos e abertura de novas empresas. Um levantamento da Casa do Empreendedor, setor do Governo Municipal, mostrou que 702 novos negócios foram registrados primeiros meses de 2021, um acréscimo de mais de 60% em comparação ao mesmo período do ano passado. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontaram que Criciúma também registrou 4.075 mil novos empregos formais em fevereiro, finalizando o mês com um saldo de 867. A quantia garantiu o primeiro lugar entre as 12 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e a oitava posição em Santa Catarina.

Na infraestrutura, a inauguração do skatepark colocou Criciúma no cenário esportivo nacional. A realização do STU National reuniu nomes internacionais do skate no Parque Municipal Altair Guidi em uma das etapas classificatórias para as Olimpíadas de Tóquio. Além disso, a revitalização dos 12 quilômetros da Luiz Rosso e os mais de 7,4 milhões investidos em obras de pavimentação e reforma de centros comunitários, também são destaques do setor nestes primeiros 100 dias.

Mesmo com a pandemia a educação também seguiu com ações e obras estruturantes nas unidades escolares e o retorno presencial em fevereiro foi cercado de cuidados sanitários. Mais de 96 mil peças de uniforme foram distribuídas, aulas de português serão ministradas à estrangeiros e bolsas de estudo foram fornecidas à estudantes de universidades do município. O livro ‘Criciúma uma história de todos’ foi lançado e distribuído e o curso de libras está sendo oferecido à pais e funcionários da Escola Polo de Surdos.

Outra área com atuação decisiva na pandemia e nestes primeiros meses, é a Assistência Social, que além das ações preconizadas normalmente pela pasta, ainda lidera campanhas para atenção, conscientização e encaminhamento de moradores de rua e as pessoas que solicitam esmolas nos semáforos, para os equipamentos municipais que oferecem alimentação e estadia. Além disso a equipe, em parceria com diversos órgãos de segurança e Secretaria de Saúde, segue realizando testes de covid à essa população. Paralelo a todas estas ações o Governo Municipal também iniciou a campanha Jogue Limpo com Criciúma, que estimula a coleta e separação e possibilita desconto na taxa de lixo.

O Município também foi premiado pela transparência. Criciúma é a cidade mais transparente de Santa Catarina, a segunda do Sul do país e a 9ª em todo o Brasil. O mérito veio pelo recebimento da nota 9.95 na 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). “Seguimos com muito trabalho e focados no melhor para nossa cidade. Já foram 100 dias, precisamos avançar cada vez mais. Criciúma e os criciumenses merecem”, finalizou o prefeito Clésio Salvaro.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.