No final de semana dias 9 e 10 de julho, aconteceu o 1° Arraiá dos Trilheiros do Sul, trata-se de um acampamento perto dos cânions gaúchos em São José dos Ausentes, com direito a trilhas e luas. Organizado pelo grupo Sul em Trilhas, representando Santa Catarina, o grupo Trilheiros do Litoral, representando o Rio Grande do Sul e do Espartanos, representando o estado do Paraná.
📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Se sua intenção é passar frio, ver geada e possivelmente neve, vá no inverno que as geadas são frequentes pela manhã e costuma haver precipitação de neve em pouca quantidade ao menos uma vez ao ano.
Os cânions gigantes são os principais pontos turísticos dos Ausentes. Alguns mais conhecidos como o Monte Negro, outros menos e com acesso mais difícil, como o Tabuleiro. Há pelo menos oito nos Ausentes: Cruzinha, Monte Negro, Coxilha, Boa Vista, Realengo, Amola Faca, Tabuleiro e Rocinha.
No dia 09, sábado, os trilheiros foram chegando de suas cidades por todo sul do Brasil, no camping do evento, montando suas barracas e ajeitando seus lugares. Mais de 100 trilheiros estiveram no evento.
No final da manhã foi realizada uma festa de integração, fizemos uma grande roda, no qual todos se apresentaram e contaram a cidade que estavam indo. Sabíamos que daí começava um intercâmbio de lugares únicos, vivências, gerações, conhecendo e trazendo um pouquinho das histórias de em suas regiões entre todos os trilheiros.
Após uma tarde livre, que alguns optaram por descansar já que a viagem foi longa – trilheiros que passaram de oito horas de viagens – outros foram explorar a região, tendo coragem de tomar banho de cachoeira – não há quem segure a turma junta, nem mesmo o frio do alto inverno em São José dos Ausentes.
Ao fim da tarde todos os trilheiros se reuniram para subir o Morro do Gavião para apreciar em conjunto a beleza do pôr do sol nessa bela cidade gaúcha. Foi lindo ver essa galera toda reunida, estimada em quase 100 trilheiros participando desse evento que tem por objetivo em comum contemplar as belezas naturais.
A noite teve mais interação por meio de um arraiá cultural, teve prosa boa, teve acústico, quentão, pipoca, fogueira, quadrilhas, e até teve casamento.
A noite foi fria, já que estávamos na cidade mais fria do Rio Grande do Sul, mas nossos corações estão quentes, emocionados por tantas trocas boas que fizemos esses dias.
No outro dia, após acordamos e tomamos nosso café da manhã, já começamos a arrumar nossa casa provisória, desarmar a barraca e organizar nossos pertences, já que após as trilhas iriamos retornar as nossas cidades.
Nossa primeira trilha do dia foi a Cachoeira da onça, a trilha foi breve, a cachoeira linda, e a turma animada, no qual todos se ajudavam no escorregadio caminho, já estavam todos em uma família só, companheiros não faltava.
O próximo ponto antes da partida oficial foi o Cânion Monte Negro.
O Cânion Monte Negro é o mais conhecido de São José dos Ausentes. Ao lado dele fica também o Pico Monte Negro que é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, com 1403 metros de altitude. A visão do alto é fantástica, parece que o chão foi literalmente cortado. Os campos de cima da serra terminam na borda do cânion.
Após a visita pegamos a estrada para retornarmos ao nosso lar com o coração cheio de boas lembranças, com certeza iremos repetir ano que vem!
Siga a gente nas redes sociais e participe dos próximos eventos! Você não irá se arrepender de fazer o Sul em Trilhas.
Vídeos: