A Carta de Santa Catarina, subscrita pelos deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a qual solicita a instalação do primeiro consulado italiano de carreira em Florianópolis, foi entregue pessoalmente ao embaixador da Itália, Antônio Bernardini, pelo deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB).
A entrega ocorreu em Brasília, durante recepção na embaixada em comemoração ao Dia Nacional da Itália. De acordo com o parlamentar, o embaixador é favorável à instalação, assim como o ministro conselheiro Filippo La Rosa.
No documento são elencados os principais motivos pelos quais o pedido é justo, dentre elas, a significativa presença de descendentes de italianos no Estado e a busca frequente pelo reconhecimento da cidadania. Além disso, a dificuldade de operacional das demandas do Consulado de Curitiba, e também sobre os benefícios às relações econômicas entre Santa Catarina e a Itália.
“Fomos elogiados pela iniciativa que não é só nossa, mas da comunidade italiana que vive em Santa Catarina e o embaixador nos garantiu que encaminhará o pedido e nos responderá assim que possível”, comentou o parlamentar.
No dia 25 de abril, Caropreso que coordena os trabalhos parlamentares para a instalação do Consulado, promoveu um café da manhã em seu gabinete que contou com a presença de 11 deputados estaduais de origem italiana e representantes de entidade ligadas a causa. Na oportunidade ficou acertado o envio da Carta de Santa Catarina à Itália com o intuito de conseguir o mais rápido possível a instalação.